Área do Cliente
SIGA-NOS
Formulário de Contato

12996334556

Outros

Como adaptar a rotina da empregada doméstica às férias escolares e festas de fim de ano

Publicado no dia: 04/12/2024
Como adaptar a rotina da empregada doméstica às férias escolares e festas de fim de ano
O fim de ano é uma época naturalmente agitada, marcada por reuniões de família, diversas comemorações e, em muitos casos, pela presença constante das crianças em casa durante as férias escolares.

Com tantas mudanças, a rotina previamente estabelecida pode precisar de ajustes. Esse período exige flexibilidade, mas também organização para que as atividades domésticas continuem funcionando de forma eficiente.

Pensando nisso, preparamos este texto com dicas práticas para ajudar empregadores domésticos a adaptarem a rotina da empregada doméstica às demandas das férias escolares e das festas de fim de ano. Continue a leitura para saber mais!
 

Empregadas domésticas e as férias escolares

Primeiramente, vamos falar sobre as adaptações de rotina demandadas pelas férias escolares. Em muitas casas, as crianças ou adolescentes acabam passando a maior parte das férias em casa, o que pode exigir que as funcionárias repensem a ordem das suas tarefas.

Isso porque há mais uma (ou mais) presença na casa que altera o ritmo de trabalho, gerando mais demanda, como preparo de lanches em horários diferentes dos habituais, aumento de roupas para lavar, limpeza extra de ambientes - como quartos ou brinquedotecas - ou mesmo, momentos em que a privacidade deve ser respeitada. 

Dessa forma, é importante repassar essas informações para a empregada doméstica e ter em mente que será necessário mudar um pouco o cronograma previamente acordado nesses momentos. 

Também é fundamental que os moradores da casa tenham flexibilidade para entender essas novas demandas da empregada doméstica e acatem as mudanças que forem favorecer o ambiente como um todo.

Assim, ao invés de manter um cronograma fixo de atividades, pode ser uma boa ideia criar um checklist - diário ou semanal - com tudo que deve ser feito durante esse período, deixando a cargo da funcionária a organização para que tudo seja cumprido dentro do conversado entre as partes.

Além disso, é possível alterar a jornada de trabalho da babá durante as férias escolares, desde que seja comunicada com antecedência. Quem tem crianças pequenas pode se beneficiar ao contratar uma babá temporariamente, ou seja, uma profissional com contrato de trabalho por tempo determinado que irá auxiliar a família durante um período previamente estabelecido.

Por fim, vale destacar que a empregada doméstica ou babá pode acompanhar o empregador durante sua viagem de férias, contudo, é preciso assinar um termo e remunerar adequadamente a funcionária.
Confira aqui dicas para organizar o fim de ano da melhor forma com a sua empregada doméstica e curta esse momento com tranquilidade e harmonia!

Empregada doméstica e festas de fim de ano

Durante as festas de fim de ano, a rotina de trabalho da empregada doméstica também pode sofrer alterações. Esse período costuma ser bastante movimentado e as famílias podem precisar de ajuda extra para organizar a casa e fazer os demais preparativos para as comemorações.

Por isso, é fundamental deixar a funcionária a par das necessidades com antecedência para que seja possível estabelecer uma rotina de trabalho que contemple as tarefas extras ou a organização adequada para que os ambientes estejam limpos e preparados para receber os festejos nas datas comemorativas.

Aqui também é importante pensar nos feriados, em que a empregada doméstica tem direito legal à folga, são eles: os dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, Natal e Confraternização Universal, respectivamente.

Dessa forma, caso o empregador precise dos serviços da empregada nesses dias, é preciso, primeiro, avaliar a disponibilidade dela. Se ela aceitar, há duas alternativas: o empregador deve pagar hora extra dobrada (a hora extra vale 100% da hora normal) ou conceder folga em outro dia previamente acordado.

Aqui no Brasil, é comum que as comemorações dessas datas comecem um dia antes, por isso, os dias 24 de dezembro e 31 de dezembro são considerados pontos facultativos, ou seja, são dias normais de trabalho, mas convencionalmente, os empregadores podem conceder folga às funcionárias ou utilizarem um regime de trabalho por meio período, liberando a doméstica mais cedo.
 

Garanta ajuda profissional

Ter ajuda profissional é uma ótima pedida para organizar todos os detalhes de fim de ano, garantindo que não irá perder nenhuma data importante.

Isso porque o fim de ano é época, ainda, do pagamento do 13º salário, uma das obrigações do empregador doméstico. 

Clique aqui para conversar com um consultor da Conexão Doméstica e conheça os melhores planos do mercado para um apoio completo ao empregador doméstico.
« Voltar