Ao final dos 120 dias da licença-maternidade, os pais precisam escolher quem cuidará do bebê enquanto trabalham.
A decisão não é simples, já que diversos fatores devem ser levados em consideração como: qualificação do profissional, infraestrutura necessária, custos financeiros e, obviamente, o bem-estar da criança e da família.
Mas, estamos aqui para te auxiliar nesse processo. Confira o conteúdo que preparamos e, ao final, você conseguirá escolher com maior embasamento por ter entendido os custos, prós e contras de babá e creche.
Quais devem ser os parâmetros para comparação?
Durante o processo de escolha, os custos financeiros são um fator importante a ser considerado. Porém, o valor do salário e benefícios da babá versus mensalidade da creche é somente um dos pontos de comparação.
Isso porque existem diversas despesas escondidas. Dessa maneira, recomendamos que os cálculos sejam feitos anualmente para comportar despesas extras sazonais.
- Custos financeiros
► Babá:
- Gastos mensais:
• Salário;
• 8% FGTS;
• 8% INSS patronal;
• 3,2% FGTS Compensatório;
• 0,8% Seguro acidente de trabalho;
- 13º salário;
- Vale-transporte;
- Férias;
- Horas extras;
- Extras - alimentação da babá ou gastos de água e energia caso a babá durma no trabalho.
Confira uma simulação feita com a nossa
Calculadora de Salário. Levamos em conta um valor do salário líquido R$ 1302,00 e sem desconto do vale-transporte:
► Creche:
Entre os principais custos envolvidos e esperados na escolha de uma creche estão:
- Matrícula;
- Mensalidade;
- Material escolar;
- Alimentação;
- Uniforme;
- Transporte até o local.
Por outro lado, existem custos que não podem ser previstos como: excursões e festas, presentes para professores em datas comemorativas. Atualmente, alguns locais passaram a cobrar também uma taxa extra para necessidade imprevisível, por exemplo, o reforço em segurança.
Confira uma média de mensalidade do ensino berçário no país de acordo com um relatório do
Melhor Escola, o maior buscador de escolas do Brasil:

Por que escolher uma babá?
A opção por uma babá pode ser benéfica para bebês ou crianças muito pequenas. Assim, o pequeno não precisa sair do seu lar, interagindo em um ambiente conhecido.
Por outro lado, há a preocupação com a inserção de uma pessoa estranha dentro da rotina familiar, o que pode comprometer a privacidade da família.
Outra preocupação muito comum por parte dos pais é a índole do profissional que vai cuidar do seu filho. Por isso, é sempre recomendável pesquisar com calma antes de contratar uma babá.

Pese os custos, prós e contras antes de escolher!
Por que escolher uma creche?
Por outro lado, ao escolher uma creche, os pais podem estar contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e acelerando o processo de aprendizagem da criança. A tranquilidade com uma gama maior de profissionais para assistir o filho também pode ser um ponto positivo para a creche.
Contudo, com a convivência próxima no ambiente pode aumentar a incidência de doenças como gripes, otites e amigdalite, o que aumenta gastos no médico e em farmácias.
Antes de tomar a decisão, vale estar atento à metodologia de ensino, assegurando se está de acordo com os princípios e valores que a família quer transmitir à criança.