A legislação brasileira prevê uma série de direitos para respaldar a trabalhadora desde o momento da confirmação da gravidez até alguns meses após o parto. Um deles é a licença-amamentação. Continue a leitura para entender mais sobre o benefício para empregadas domésticas.
O que é licença-amamentação?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef recomendam que o aleitamento materno, considerado essencial para o desenvolvimento saudável, seja feito pelo menos até o 6º mês de vida do bebê. Contudo, no Brasil, a duração do período de licença-maternidade é de 4 meses.
Para suprir esta lacuna e garantir que as recomendações de órgãos de saúde sejam seguidas, a legislação garante o direito à amamentação durante a jornada de trabalho.
O direito é previsto pelo
Decreto Lei Nº 5.452, que aprova a Consolidação das Leis do Trabalho:
Art. 396. Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais de meia hora cada um.
Portanto, o empregador deve conceder períodos de descanso para que a empregada doméstica consiga amamentar o filho. Como disposto acima, o direito é o mesmo para mães adotantes.
Apesar da duração inicial, o período pode ser estendido para atender as necessidades específicas de cada caso:
§ 1º Quando o exigir a saúde do filho, o período de 6 (seis) meses poderá ser dilatado, a critério da autoridade competente;
Em relação ao início do período de licença maternidade, recentemente houve uma alteração no regimento. Em outubro de 2022,
o Supremo Tribunal Federal (STF) estipulou que o início da licença-maternidade e do pagamento do salário-maternidade deve se dar a partir da alta da mãe ou do recém-nascido, o que acontecer por último. A alteração cobre casos mais graves, onde a mulher ou o bebê permaneçam hospitalizados por mais de 2 semanas.
A decisão visa resguardar o período de convivência fora do hospital, período muito reduzido pela regra anterior em casos de hospitalizações longas.
Artigos relacionados:
Licença-maternidade para doméstica: saiba tudo
Teste de gravidez e antecedentes criminais podem ser exigidos na contratação de doméstica?
A Conexão Doméstica está aqui para te ajudar
Cuidar da burocracia que a relação trabalhista requer não é uma missão simples. Mas, você pode contar com ajuda de especialistas nesta empreitada!
Somos uma empresa especializada em eSocial doméstico e temos soluções personalizadas com planos acessíveis para facilitar a sua vida como empregador doméstico.
Clique aqui para conhecer todos os serviços que a Conexão Doméstica pode oferecer.