Como citado anteriormente, há várias especificidades para esse cálculo. Portanto, seguiremos, as situações possíveis:
1) O trabalho extra foi realizado no horário até as 22 horas, sendo que o sábado é uma data comum (não feriado):
Neste caso, o valor da hora extra é de 50% a mais da hora normal trabalhada. Dessa forma, 1 hora extra = 1,5 hora normal.
Para realizar o cálculo, primeiramente, o empregador deverá saber qual é o valor da hora normal trabalhada. Para isso, basta dividir o salário base pelo total de horas da jornada de trabalho mensal, estabelecidos no contrato.
Feito isso, o próximo passo é descobrir quanto custa uma hora extra. Isso é possível multiplicando o valor da hora normal trabalhada por 1,5.
Após saber quanto custa uma hora extra, basta multiplicar pelo tempo que a empregada doméstica trabalhou no dia em questão (número de horas) para chegar ao total a ser pago.
Lembrando que sobre o valor total haverá o DSR sobre horas extras.
2) O trabalho extra foi realizado até as 22 horas, sendo que o sábado é um feriado:
O trabalho no feriado garante que o valor da hora extra seja o dobro (100%) da hora normal trabalhada. Dessa forma, 1 hora extra = 2 horas normais.
Considerando que o empregador já dividiu o salário base pelas horas da jornada de trabalho e descobriu o valor da hora normal trabalhada, agora basta multiplicar por 2 para saber quanto custa uma hora extra no feriado.
Em seguida, é só multiplicar o valor pelo total de horas que a empregada trabalhou no sábado de feriado para descobrir qual é a remuneração a ser paga.
3) O trabalho extra foi realizado após as 22 horas, sendo o sábado um dia comum:
Neste caso, o cálculo da hora extra segue o mesmo da situação número 1, mas a remuneração deverá ser acrescida do adicional noturno.
Então, vamos por etapa:
Primeira etapa: descobrir o valor da hora normal trabalhada. Para isso, divida o salário base pelas horas da jornada de trabalho, definidos no contrato.
Segunda etapa: saber qual é o valor de uma hora extra. Multiplique o valor da hora normal trabalhada por 1,5. O resultado equivale a uma hora extra.
Terceira etapa: calcular o valor das horas extras trabalhadas pela funcionária. Multiplique o valor de uma hora extra pelo total de horas que a funcionária trabalhou a mais no sábado.
Quarta etapa: calcular o adicional noturno. Para saber de forma detalhada
como é realizado o cálculo do adicional noturno, clique aqui!
Última etapa: calcular o valor total a ser pago para a empregada doméstica. Some o valor encontrado na terceira etapa e o adicional noturno.
4) O trabalho extra foi realizado após as 22 horas, sendo sábado um feriado:
Este é o cálculo que possui mais especificidades e, por isso, merece muita atenção do empregador.
Como o trabalho foi realizado num feriado, a hora extra vale o dobro (100%) da hora normal trabalhada. Então, os passos são o mesmo da situação número dois. Mas, como a empregada doméstica trabalhou depois das 22 horas, ela também terá direito ao adicional noturno.
Confira o passo a passo para este cálculo:
Primeiro passo: descobrir o valor da hora normal trabalhada, dividindo o salário base pelo total de horas da jornada de trabalho.
Segundo passo: multiplicar o valor da hora normal trabalhada por 2 para saber qual é o valor de uma hora extra.
Terceiro passo: multiplicar o valor equivalente a uma hora extra pela quantidade de horas que a empregada doméstica trabalhou a mais no sábado.
Quarto passo: calcular o adicional noturno.
Último passo: descobrir a remuneração total, somando o valor da hora extra com o adicional noturno.