Área do Cliente
SIGA-NOS
Formulário de Contato

12996334556

Jornada de trabalho

Feriados 2024: Em quais dias a empregada doméstica deve ser dispensada?

Publicado no dia: 18/01/2024
Feriados 2024: Em quais dias a empregada doméstica deve ser dispensada?
Quando um novo ano começa, sempre há aquele momento de conferir os feriados, não é mesmo? Para ajudar os empregadores a se organizarem em 2024, reunimos aqui os principais feriados de 2024.

Assim, é possível organizar a sua agenda e saber em quais datas é direito da empregada doméstica ser dispensada, mas também ter em mente os pontos facultativos. Além disso, vamos explicar como fica a remuneração da funcionária nesses dias.

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre os feriados de 2024 e fique dentro da legalidade!
 

Quando a empregada doméstica deve ser dispensada?

A empregada doméstica deve ser dispensada em feriados institucionalizados, ou seja, aqueles religiosos, nacionais, estaduais ou municipais. Essas datas são consideradas como descanso remunerado, ou seja, é ilegal realizar algum desconto do salário da doméstica.

Porém, caso o empregador precise do trabalho da funcionária nesses dias, há uma alternativa. De acordo com a Lei das Domésticas, caso a empregada trabalhe em feriados, a sua remuneração deve ser dobrada. Em outras palavras, a hora trabalhada vale 100%. 

Confira o que está descrito no parágrafo 8ª,  artigo III:
“§ 8o  O trabalho não compensado prestado em domingos e feriados deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.”

Já os pontos facultativos são dias em que o empregador pode optar por dispensar ou não a doméstica. Muitas vezes, os pontos facultativos estão em dias dias “ponte”, também conhecidos como dias em que é possível “emendar” feriados.

Caso a empregada doméstica trabalhe nos pontos facultativos, a remuneração é normal.
 

Quais são os feriados em 2024

Os feriados institucionalizados de 2024 são os seguintes:

• 1º de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira)

• 29 de março: Sexta-Feira Santa (sexta-feira)

• 21 de abril: Tiradentes (domingo)

• 1º de maio: Dia do Trabalho (quarta-feira)

• 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)

• 12 de outubro: Dia de Nossa Sra. Aparecida (sábado)

• 2 de novembro: Finados (sábado)

• 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)

• 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (quarta-feira)

• 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)

Como é possível notar, diversos feriados irão cair em sábados. Isso se deve a 2024 ser um ano bissexto. Ou seja, haverá poucos dias “ponte” neste ano - e poucas possibilidades de emendar os feriados.

Também é importante destacar que listamos apenas os feriados nacionais, então, é preciso ficar atento para outras datas regionais importantes.

Já os pontos facultativos de 2024 são:

• 12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira)

• 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira)

• 14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira)

• 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira)

• 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira)

Caso o empregador opte por conceder a folga à empregada doméstica, não poderá descontar o dia do seu salário já que dispensou a funcionária pela sua livre vontade. Vale destacar que em algumas cidades esses dias são considerados feriados municipais, então é importante fazer a verificação.

Outra alternativa é combinar com a doméstica os dias para realizar um banco de horas e, assim, conseguir emendar os feriados.
Feriados 2024: Em quais dias a empregada doméstica deve ser dispensada?

Não perca nenhuma data importante

Para não se perder no calendário e nos pagamentos, a nossa dica é contar com especialistas no assunto. Aqui na Conexão Doméstica reunimos um time com os melhores profissionais, preparados para responder todas as suas questões e gerir mensalmente as demandas da funcionária.

Em 2024, convidamos os empregadores a conhecerem nossos planos e todas as vantagens de contar com um consultor exclusivo que irá lidar com todas as suas demandas referente ao eSocial.  

E, caso você ainda não esteja regularizado, reiteramos a necessidade de registrar sua empregada doméstica e assim, evitar multas e processos trabalhistas.

Clique aqui para conhecer nossos serviços e aproveite, ainda, as melhores condições do mercado para deixar sua rotina mais leve e com menos preocupações!
« Voltar