Área do Cliente
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Posso exigir exclusividade da minha empregada doméstica? Quais os limites contratuais?

21/07/2025

Doméstica

Posso exigir exclusividade da minha empregada doméstica? Quais os limites contratuais? Autor: Conexão Doméstica
Há muitos pontos importantes à serem observados no momento em que o contrato com uma empregada doméstica é estabelecido. Assim como acontece com qualquer outro vínculo regido pela CLT, o empregador doméstico deve seguir limites contratuais e legais inclusive quando se trata da liberdade profissional do trabalhador. Uma das dúvidas mais comuns nesse sentido é: posso exigir exclusividade da minha empregada doméstica?

Apesar de o contrato de trabalho permitir ajustes entre as partes, a legislação impõe restrições para proteger a liberdade do trabalhador. Isso significa que, em regra, não é permitido impedir que a empregada preste serviços para outras famílias, desde que respeitada sua carga horária atual, não havendo conflito de horários entre os vínculos.

Neste artigo, vamos explicar de forma clara se é possível exigir exclusividade da empregada doméstica, quais são os limites dessa exigência e como fazer tudo dentro da legalidade. Confira a seguir.

O que a legislação diz sobre a exclusividade da empregada doméstica?

Você pode exigir exclusividade da empregada doméstica? Entenda os limites legais desta cláusula e evite problemas com a Justiça do Trabalho.
A Lei Complementar nº 150/2015, que regulamenta os direitos dos trabalhadores domésticos, não traz qualquer previsão que autorize o empregador a exigir exclusividade como uma obrigação padrão. Isso significa que, por padrão, a empregada doméstica tem o direito de prestar serviços para outros empregadores, desde que não haja conflito com sua jornada contratada.

Ou seja, se a empregada trabalha com você de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ela tem o direito de usar o restante do tempo como quiser, inclusive trabalhando em outras casas.

Apenas em situações muito específicas, o empregador pode propor uma cláusula de exclusividade, e mesmo assim, com a concordância expressa da trabalhadora e com uma compensação justa

Quando a cláusula de exclusividade é válida?

Em raros casos, o contrato pode conter uma cláusula de exclusividade, mas ela precisa obedecer a alguns critérios para não ser considerada nula judicialmente. Pois mesmo que a lei que regula o trabalho doméstico não fale especificamente da exclusividade, a legislação trabalhista permite que as partes incluam cláusulas adicionais no contrato de trabalho, desde que não contrariem os direitos previstos em lei.

Confira abaixo os requisitos para uma cláusula de exclusividade válida:

➔ Consentimento da empregada doméstica: deve haver assinatura de ambas as partes e registro por escrito;
➔ Justificativa razoável para a exclusividade: por exemplo, funções que exigem maior confiança ou disponibilidade total;
➔ Remuneração compatível com a jornada integral: se a exclusividade restringe outras fontes de renda, o salário deve compensar esse impedimento.

Quais os riscos para o empregador ao impor exclusividade de forma irregular?

Exigir exclusividade fora dos parâmetros legais pode gerar sérias consequências para o empregador doméstico, inclusive ações judiciais. Veja os principais riscos:

➔ Ações trabalhistas;
➔ Multas e encargos adicionais por descumprimento contratual, quando o empregador doméstico exige exclusividade da empregada sem que essa cláusula esteja formalmente prevista no contrato de trabalho;
➔ Indenizações por danos morais.

Como agir corretamente se você deseja mais dedicação da sua empregada doméstica?

Se você, empregador doméstico, precisa de mais disponibilidade ou exclusividade, o ideal é ajustar o contrato de forma legal e transparente. Veja algumas boas práticas:

➔ Aumente a jornada contratada até o limite de 44 horas semanais, com salário reajustado proporcionalmente;
➔ Negocie diretamente com a empregada, explicando as razões da exclusividade e oferecendo um benefício adicional, quando possível;
➔ Formalize a cláusula por escrito, com data, assinaturas e ciência de ambas as partes;
➔ Utilize o sistema do eSocial Doméstico para garantir que a jornada e os pagamentos estejam registrados corretamente.

Nenhuma exigência contratual pode ultrapassar os direitos assegurados por lei, mesmo com a concordância da empregada. O contrato deve sempre respeitar a legalidade.

Precisa de ajuda para estruturar o contrato da sua empregada doméstica corretamente e evitar riscos legais?

Como explicamos ao longo do artigo, a exclusividade da empregada doméstica pode até ser prevista no contrato, mas nunca uma exigência unilateral do empregador. O ideal é que esse tipo de cláusula seja discutido com transparência e formalizado adequadamente, sempre com base em remuneração justa.

Nossos consultores estão a postos para ajudar nos mais diversos assuntos relacionados ao trabalho doméstico, garantindo que você esteja em total conformidade com a legislação.

Além disso, oferecemos planos completos voltados para a gestão mensal da doméstica, em que cuidamos de toda a parte burocrática como o contrato, a folha de pagamento, os recibos e o cumprimento das obrigações do eSocial.

Se você deseja realizar a gestão mensal por conta própria, mas precisa de suporte apenas na etapa inicial, saiba que oferecemos o serviço de admissão e cadastro no eSocial.

Clique aqui para saber mais e falar com nossa equipe.
« Voltar
Categorias