No dia 27 de abril, Dia Nacional da Empregada Doméstica, foi lançada pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência, a Campanha pelo Trabalho Doméstico Decente. Através de ações e atos de fiscalização, essa iniciativa tem como objetivo reforçar a garantia dos direitos trabalhistas desses profissionais no país.
Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura.
Como funciona a legislação brasileira quanto às empregadas domésticas?
As empregadas domésticas têm direito de acordo com a lei:
• Registro em carteira: o registro deve ser realizado também na plataforma eSocial, pois, somente assim o empregado tem seus direitos garantidos;
• Salário mínimo: deve seguir o piso nacional ou estadual, a depender do território que o serviço é prestado;
• Décimo terceiro;
• Jornada de trabalho: 44 horas semanais;
• Repouso semanal remunerado;
• Vale-transporte;
• Horas extras e adicionais noturnos;
• Férias;
• Folga em feriados nacionais;
• Benefícios previdenciários: INSS, seguro desemprego, seguro contra acidentes de trabalho, salário-família (caso se encaixe nos requisitos), licença maternidade e FGTS.
• Aviso prévio.
Um levantamento realizado este ano demonstrou que a informalidade de trabalhadores domésticos aumentou de 71,39% para 75,64% entre 2019 a 2021. Quando o empregador mantém uma doméstica sem carteira assinada, além de correr o risco de sofrer com processos trabalhistas por parte do Ministério do Trabalho, ele coloca em risco os direitos da empregada doméstica, e não cumpre com suas obrigações perante a lei.
O registro de funcionários domésticos tornou-se ainda mais fácil de ser realizado desde 2015 com o uso do sistema eSocial Doméstico. Caso você ainda tenha dúvidas sobre essa etapa,
leia nosso artigo.
Ações como a Campanha pelo Trabalho Doméstico Decente visam orientar os empregadores domésticos para práticas ilegais, garantindo que o ambiente de trabalho seja mais responsivo, sadio e seguro para os trabalhadores.
Acompanhe o site do Governo Federal e as ações realizadas no seu estado em função da Campanha pelo Trabalho Doméstico Decente, conscientize-se e compartilhe essas informações com outros empregadores domésticos.
Podemos te ajudar!
Como descrevemos aqui, contratar uma empregada doméstica não é uma tarefa tão simples, é preciso cumprir com todas as exigências e documentações solicitadas pelo Governo Federal. Então, como garantir que você esteja sempre dentro da lei com a sua empregada doméstica?
Basta chamar a Conexão Doméstica! Além de oferecermos orientação e auxílio para todas as etapas, você também tem acesso a uma assessoria especializada em contabilidade doméstica. Tudo é pensado para facilitar sua rotina de empregador doméstico.
Conheça nossos planos: preços acessíveis e serviço personalizado. Temos certeza que um deles irá atender com excelência às suas necessidades.