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Empregador doméstico que trabalha home office: como adequar a rotina de trabalho?
Publicado no dia: 25/10/2024Com a popularização do trabalho remoto, muitos empregadores domésticos precisam adaptar suas rotinas para conciliar o home office com a presença das empregadas domésticas no dia a dia.
Para garantir um ambiente harmônico e produtivo, é fundamental estabelecer horários e delimitar espaços. Além de uma comunicação aberta para alinhar expectativas e resolver problemas de forma ágil.
Com planejamento e ajustes, é possível criar uma rotina eficiente que atenda às necessidades tanto do empregador quanto do empregado doméstico. Por isso, elaboramos este texto com algumas dicas que vão facilitar esse momento.
Para garantir um ambiente harmônico e produtivo, é fundamental estabelecer horários e delimitar espaços. Além de uma comunicação aberta para alinhar expectativas e resolver problemas de forma ágil.
Com planejamento e ajustes, é possível criar uma rotina eficiente que atenda às necessidades tanto do empregador quanto do empregado doméstico. Por isso, elaboramos este texto com algumas dicas que vão facilitar esse momento.
O que muda para quem faz home office?
De modo geral, a rotina do trabalho doméstico para quem faz home office precisa ter algumas adequações. Isso porque, estando em casa o dia inteiro, é possível que o empregador e empregada doméstica entrem em conflito devido ao horário de serviço ou atividades a serem desenvolvidas em determinado momento.
Há muitos trabalhos remotos que exigem presença em reuniões, com áudio e câmeras disponíveis, por exemplo. Além disso, é preciso levar em conta o ambiente em que o trabalho é desenvolvido, que pode ou não ser um escritório com acesso restrito.
Dessa forma, o primeiro passo é alinhar as expectativas de ambos os lados. É preciso que as partes entendam o que é esperado de cada um, para que não haja cobranças ou problemas.
Há muitos trabalhos remotos que exigem presença em reuniões, com áudio e câmeras disponíveis, por exemplo. Além disso, é preciso levar em conta o ambiente em que o trabalho é desenvolvido, que pode ou não ser um escritório com acesso restrito.
Dessa forma, o primeiro passo é alinhar as expectativas de ambos os lados. É preciso que as partes entendam o que é esperado de cada um, para que não haja cobranças ou problemas.
Como adequar a rotina de trabalho?
Com a perspectiva da separação do serviço clara desde o começo, é possível organizar alguns passos essenciais para adequar a rotina home office ao trabalho doméstico.
Primeiramente, é fundamental elaborar uma rotina semanal de limpeza dos ambientes e quais atividades são desempenhadas em cada um. Contudo, vale a pena destacar que o trabalho remoto exige uma certa flexibilidade, já que reuniões e encontros podem acontecer de forma não esperada.
Apesar disso, existem sim aqueles encontros virtuais que já estão combinados, ou seja, é totalmente possível que a empregada doméstica fique longe ou desempenha outra função nesses horários, para não atrapalhar o empregador.
A empregada doméstica também precisa ter em mente que não é porque o empregador está em casa, que está disponível para resolver demandas. É claro que, sim, situações de urgência ficam mais fáceis de lidar, porém, é preciso ter bom senso.
Para isso, é interessante conversar com a funcionária para estabelecer quais situações podem ser passíveis de interrupções no trabalho, como horários de almoço, entre outros.
Outro ponto é organizar atividades que fazem barulho, como aspirar o pó, por exemplo, que devem ser repensadas para reorganizar a rotina da melhor forma. Afinal, mesmo que não esteja em reuniões, o empregador está concentrado no seu trabalho e é preciso respeitar esse momento.
Assim, é importante que o empregador também ofereça uma certa adaptação, deixando que a doméstica organize o seu ambiente de trabalho quando necessário.
Em casos de cuidadores de idosos ou de babás, pode ser uma tranquilidade a mais que o empregador esteja em casa, no entanto, como citamos, é fundamental que as funcionárias saibam os limites - sem contar casos de emergência, claro.
Mais uma dica é utilizar as novas tecnologias para facilitar o trabalho doméstico, como aplicativos de mensagens para comunicar informações rápidas, assistentes virtuais que ajudam na organização diária, entre outros.
Com essa organização mais direta, fica mais fácil para os empregadores fazerem avaliações de desempenho e feedback, que são muito benéficas para o dia a dia. Dessa forma, com bastante comunicação e respeito, é possível que a rotina de trabalho remoto seja saudável e sustentável para ambos os lados.
Primeiramente, é fundamental elaborar uma rotina semanal de limpeza dos ambientes e quais atividades são desempenhadas em cada um. Contudo, vale a pena destacar que o trabalho remoto exige uma certa flexibilidade, já que reuniões e encontros podem acontecer de forma não esperada.
Apesar disso, existem sim aqueles encontros virtuais que já estão combinados, ou seja, é totalmente possível que a empregada doméstica fique longe ou desempenha outra função nesses horários, para não atrapalhar o empregador.
A empregada doméstica também precisa ter em mente que não é porque o empregador está em casa, que está disponível para resolver demandas. É claro que, sim, situações de urgência ficam mais fáceis de lidar, porém, é preciso ter bom senso.
Para isso, é interessante conversar com a funcionária para estabelecer quais situações podem ser passíveis de interrupções no trabalho, como horários de almoço, entre outros.
Outro ponto é organizar atividades que fazem barulho, como aspirar o pó, por exemplo, que devem ser repensadas para reorganizar a rotina da melhor forma. Afinal, mesmo que não esteja em reuniões, o empregador está concentrado no seu trabalho e é preciso respeitar esse momento.
Assim, é importante que o empregador também ofereça uma certa adaptação, deixando que a doméstica organize o seu ambiente de trabalho quando necessário.
Em casos de cuidadores de idosos ou de babás, pode ser uma tranquilidade a mais que o empregador esteja em casa, no entanto, como citamos, é fundamental que as funcionárias saibam os limites - sem contar casos de emergência, claro.
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Com essa organização mais direta, fica mais fácil para os empregadores fazerem avaliações de desempenho e feedback, que são muito benéficas para o dia a dia. Dessa forma, com bastante comunicação e respeito, é possível que a rotina de trabalho remoto seja saudável e sustentável para ambos os lados.
Conte com ajuda profissional
Mais uma forma de organizar a sua rotina é contar com ajuda profissional. Aqui na Conexão Doméstica oferecemos planos completos e acessíveis para o gerenciamento mensal da empregada doméstica.Assim, os empregadores podem ficar tranquilos, já que não precisarão lidar com nenhuma burocracia. Imagine receber a guia DAE totalmente atualizada para pagamento, ter acesso a um aplicativo fácil e intuitivo para realizar o controle de ponto e, ainda, contar com ajuda de consultores exclusivos sem sair de casa?
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