Área do Cliente
SIGA-NOS
Formulário de Contato

12996334556

Doméstica

3 erros comuns ao contratar uma empregada doméstica

Publicado no dia: 04/04/2022
3 erros comuns ao contratar uma empregada doméstica
Sabemos que escolher uma empregada doméstica não é uma tarefa fácil, diversos fatores precisam ser levados em consideração para a tomada dessa decisão. 

Afinal, essa é uma pessoa que terá contato direto com a rotina da casa e seus respectivos moradores, uma boa e saudável convivência é algo necessário para essa parceria dar certo.

Por isso, hoje decidimos reunir 3 erros que você deve evitar na hora de contratar uma empregada doméstica.

Vamos lá?

Erro número 1: Contratar uma empresa doméstica sem experiência ou indicação

Para que se evite problemas futuros, é indicado que a funcionária tenha alguma experiência na função e compreenda como o trabalho é executado.

Se você conseguir uma profissional que seja indicada por outra pessoa ou empresa, é ainda melhor. Isso significa que o serviço prestado atendeu às expectativas e a empregada doméstica sabe conduzir bem o seu trabalho. Assim, você corre menos riscos e garante uma contratação que será mais promissora.

Geralmente, isso não é uma regra, as empregadas domésticas experientes costumam cobrar um valor um pouco mais alto, mas, dependendo da sua demanda, é um investimento que vale a pena.

Não estamos desestimulando a contratação de uma profissional sem experiência, desde que ambas as partes estejam cientes dessas condições para evitar desacordos posteriormente.

Erro número 2: Não fazer o registro da empregada doméstica!

Assinar a carteira profissional é uma obrigação do empregador e, perante a lei e a justiça, não existe qualquer argumento que possa desobrigar o contratante ou justificar a omissão. 

Realizar o registro oferece uma série de vantagens:

• Evitar problemas como ações judiciais: civil, criminal, trabalhista ou previdenciária;
• Não há risco de possíveis processos após o fim do vínculo empregatício com o funcionário ocasionados pela omissão do registro;
• Estabelece um relacionamento transparente e respeitoso com o empregado;
• Saber que você está dentro da lei.

Se a frequência do trabalho é acima de dois dias, já se caracteriza como vínculo empregatício, ou seja, é preciso realizar o registro em carteira. Se a frequência é igual a dois dias ou menos, ela se enquadra como diarista e, neste caso, não é preciso assinar a carteira. 

Erro número 3: Não conhecer o perfil da empregada doméstica

Até aqui, falamos de muitos fatores burocráticos, mas também é preciso compreender e avaliar as questões humanas envolvidas nessa relação.

Por isso, é fundamental fazer uma entrevista completa, buscando reconhecer os gostos, a rotina familiar, a maneira como essa doméstica costuma prestar seus serviços (tempo, condições, preferências). 

Os desencontros dessas informações podem gerar frustração no futuro, tornando o vínculo difícil para ambas as partes.

A empregada doméstica também precisa estar ciente da realidade familiar da residência em que irá atuar: hábitos, práticas, horários, estilo de vida. Para que ela possa avaliar se conseguirá atender e se adaptar a esse ambiente de trabalho. 

Um exemplo simples e corriqueiro: a família em questão possui animais de estimação e a emprega doméstica não gosta de pets… Isso pode se tornar um problema de convívio que poderia ter sido evitado por meio do diálogo prévio. 

Sendo assim, busque conversar de uma maneira respeitosa e leve, para entender quem é a empregada doméstica e, para que ela também entenda quem é você.

Antes de formalizar a contratação da funcionária por tempo indeterminado, é possível firmar um contrato de experiência. Este período é muito importante e benéfico tanto para o empregador, quanto para o empregado, pois pode-se avaliar se ambos correspondem às expectativas um do outro.

Podemos te ajudar!
Como descrevemos aqui, contratar uma empregada doméstica exige muita atenção e cuidado aos detalhes, após esse processo, ainda existe toda a documentação e manutenção desse funcionário.

Com a Conexão Doméstica, além de receber orientação e auxílio em todas as etapas, você tem acesso a uma assessoria especializada em contabilidade doméstica.

Conheça nossos planos: preços acessíveis e serviço personalizado. Temos certeza que um deles irá atender com excelência às suas necessidades como empregador, clique aqui.
« Voltar