Área do Cliente
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Conheça nossos serviços

Preencha todos os campos abaixo para que um especialista entre em contato com você.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Informações extras: enviar

Políticas de Privacidade
Blog

Quais perguntas fazer na entrevista para contratar uma empregada doméstica?

Publicado no dia: 22/09/2021
Quais perguntas fazer na entrevista para contratar uma empregada doméstica?
Muitos questionamentos podem surgir no momento de realizar a entrevista para contratar uma empregada doméstica.
Pensando em te ajudar a escolher a funcionária que mais se adeque a sua realidade, preparamos esse texto como um guia de perguntas e outras observações que podem ser interessantes. Boa leitura!
Por onde começar?
Primeiro, é importante ter em mente quais são as necessidades que deverão ser atendidas pela funcionária.

Por exemplo, quantos dias na semana os serviços da doméstica serão requeridos, por quantas horas e qual será a demanda de trabalho durante esse período.

Dessa forma, é possível estabelecer quais serão os valores gastos e saber se estão dentro do orçamento, pois é essencial que a funcionária seja registrada em caso de vínculo empregatício, ou seja, quando o trabalho é realizado pelo menos três vezes na semana.

Menos que isso, pode-se estabelecer um contrato de serviço e a funcionária atuaria como diarista, tendo um registro como Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo.

Pesquisar em agências, nas redes sociais e, principalmente, perguntar e buscar indicações de conhecidos são ótimas formas de conhecer candidatas que estejam de acordo com o perfil que você está procurando.

Como conduzir a entrevista?

Após conhecer as suas necessidades, tenha em mente que elas serão como um filtro na hora da entrevista.

Pense se você vai precisar que a doméstica cozinhe, que trabalhe aos finais de semana, que possa dormir no trabalho, ou que esteja disponível para uma viagem, por exemplo. Avalie cada uma das demandas para criar um perfil ideal.

No momento da conversa seja direito em relação às suas expectativas. É interessante evitar fazer perguntas que possam ser respondidas com “Sim” e “Não”, pois, dessa forma, é possível entender melhor como a candidata realiza o serviço, qual seu modo de agir no dia a dia, ou mesmo, como ela reage perante imprevistos.

É importante levar em consideração também a empatia e a atenção com as quais ela responde as perguntas, pois, muitas vezes, mesmo que a candidata não tenha longos anos de experiência, se houver tempo e disponibilidade por parte do empregador, é possível ensinar a doméstica e alinhar ainda mais os gostos pessoais ao trabalho diário.

Contudo, se você não tem tempo hábil para isso, uma profissional com mais tempo no mercado pode ser o ideal no seu caso.

Por isso, pergunte sobre o histórico profissional da doméstica nas áreas que deseja. Outro ponto é avaliar o tempo de deslocamento que ela terá do trabalho até o emprego e os custos que precisa cobrir, bem como sua disponibilidade.

Aspectos pessoais também devem ser observados, como pontualidade e postura. Além do cuidado com o qual ela responde às questões, é importante analisar as referências da doméstica e os seus períodos de estabilidade nas casa em que trabalhou.

Antes de tomar a decisão, recomendamos que você entreviste mais de uma candidata e, se possível, converse com seus ex-empregadores para ter uma noção geral do trabalho delas.

E lembre-se, as pessoas são diferentes e têm necessidades distintas, portanto, compare a sua realidade com experiências parecidas, para tomar a decisão mais consciente possível.

Escolhendo a candidata ideal
É essencial que as partes envolvidas se deem bem e que haja um acordo expresso do que deve ser feito, mantendo sempre o respeito, afinal, a relação doméstica é diária e acaba se tornando pessoal.

Estabeleça uma jornada de trabalho que seja vantajosa para ambos, use a nossa calculadora de salário para garantir que tudo esteja entre dentro dos conformes e não deixe de registrar a funcionária no eSocial - caso o serviço seja feito mais de três vezes na semana.

Lembramos, também, que é possível estabelecer um contrato de experiência para realizar os testes e adequações necessárias para o bom funcionamento da relação de trabalho.

E para te ajudar a gerir todas as demandas mensais da funcionária, conte com a Conexão Doméstica! Conheça nossos planos exclusivos com o melhor atendimento do mercado.

Entre em contato e saiba mais.
 
« Voltar