Alguns empregadores domésticos possuem
guias de pagamento em atraso na plataforma eSocial. Para evitar a inscrição na dívida ativa da União, iremos explicar como resolver essas pendências.
Inclusive, a
Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) está emitindo notificações para aqueles que precisam regularizar os valores. Esse é um passo importante para evitar problemas futuros e manter a parte fiscal da sua contabilidade doméstica em conformidade com a lei.
Como faço para pagar os atrasados no eSocial Doméstico?
O eSocial é uma plataforma online do Governo Federal para unificar os registros de todas as contribuições previdenciárias e trabalhistas. Para quem é empregador doméstico, existe o aplicativo oficial do eSocial Doméstico, com todas as ferramentas úteis e necessárias para essa categoria.
Para aqueles que receberam a notificação ou apenas tem conhecimento de algum débito em aberto, basta emitir a guia que está em atraso no próprio site do eSocial. O sistema irá atualizar os valores dessa guia, incluindo os encargos legais: multa, juros e correção monetária.
Para identificar qual a guia DAE (documento que possui todos os tributos) está em atraso, basta acessar o eSocial Doméstico. Na aba “Folha de Pagamentos”, clique em “Consultar Guias Pagas”, conforme imagem abaixo:
Assim, o sistema irá apresentar quais são as guias que estão devidamente pagas e os meses que não possuem o registro dos pagamentos são os que estão em atraso. Se houveram muitos meses em atraso, você irá gerar uma guia para cada mês em questão.
Outra opção é acessando o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal, para isso, basta seguir o passo a passo:
• Na página de acesso, digite o seu CPF, código de acesso e senha — ou acesse utilizando o certificado digital e-CPF;
• Selecione “Pagamentos e parcelamentos” no menu;
• No tópico “Pagamento”, clique em “consulta comprovante de pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”;
• Em seguida, em “Tipo de pagamento”, selecione a DAE;
• Preencha o período, em meses, da pesquisa que deseja, os demais dados da DAE e selecione a opção “Consultar”.
É importante regularizar-se o quanto antes, visto que o valor do juros é de 0,33% ao dia, incidente até somar-se o limite de 20% sobre o valor devido, além de juros de 1% ao mês.
Quer evitar as dívidas ativas e outras dores de cabeça?
Nós, da Conexão Doméstica, compreendemos que a contabilidade doméstica não é uma tarefa simples. Trabalhamos para facilitar a rotina do empregador, mantendo-o em conformidade com a lei.
Cuidamos com profissionalismo e compromisso de cada etapa: gestão mensal de domésticos, regularização de histórico trabalhista, admissão e cadastro no eSocial, rescisão de contrato etc.
Muitas vezes esses atrasos no pagamento das guias ocorrem por dificuldade em acessar e emitir o documento, por desconhecimento sobre o assunto ou por falta de tempo.
Em todos os casos, a Conexão Doméstica é a solução!
Conheça nossos planos.
Só aqui você encontra gestão inteligente e personalizada para a sua contabilidade doméstica.