Área do Cliente
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Empregador doméstico pode colocar câmeras para fiscalizar o trabalho da doméstica?

22/11/2023

Outros

Empregador doméstico pode colocar câmeras para fiscalizar o trabalho da doméstica? Autor: Conexão Doméstica
Você já pensou em colocar uma câmera para fiscalizar o trabalho da empregada doméstica? 

Nesse cenário, é importante destacar que há uma série de fatores que devem ser observados antes de tomar essa decisão.

O primeiro deles é ter certeza de que essa prática está dentro da lei e não vai render dores de cabeça judiciais no futuro, por exemplo.

Por isso, reunimos aqui as principais informações para te ajudar a responder essa pergunta da melhor forma possível. Continue a leitura e saiba mais!

Empregador doméstico pode instalar câmeras no ambiente de trabalho?

Para começar é preciso deixar claro que não há na Lei das Domésticas nenhum artigo que proíba o empregador de colocar câmeras para fiscalizar o trabalho da funcionária. 

Em outras palavras, é sim possível instalar um serviço de monitoramento nos ambientes em que a empregada doméstica está trabalhando, respeitando algumas restrições - as quais discutiremos abaixo.

A determinação é do Tribunal Superior de Trabalho (TST), que julgou como lícita essa situação. Isso porque o empregador tem poder legal para fiscalizar o trabalho da empregada. Nesse contexto, ainda é possível traçar um paralelo com empresas que realizam esse tipo de controle com seus funcionários.

A grande diferença é que nos casos de pessoas jurídicas não é possível colocar a câmera para seguir uma única pessoa dentro do ambiente. No entanto, no trabalho doméstico, essa regra - na maioria das vezes - não pode ser seguida. Assim, a justiça irá avaliar o bom senso do empregador e a necessidade desse equipamento caso haja algum tipo de constrangimento à funcionária.

Há, contudo, situações em que a colocação de uma câmera vai além de apenas monitorar o trabalho da doméstica. Caso haja suspeitas de furtos ou maus tratos em crianças ou idosos, a instalação de câmeras, mesmo que escondidas, podem ser justificadas legalmente e usadas como provas caso seja necessário.
 

Cuidados ao instalar uma câmera de segurança

Cuidados ao instalar uma câmera de segurança
Caso decida instalar uma câmera de segurança dentro do ambiente de trabalho, é fundamental tomar alguns cuidados para se manter dentro da lei. 

A mais importante das regras é nunca colocar o equipamento em locais que podem ser vexatórios para a funcionária, sendo eles: banheiros, refeitórios, dormitórios ou qualquer espaço em que a trabalhadora esteja exposta de forma íntima.
Se algo assim for comprovado, a doméstica poderá dar entrada em um processo alegando danos morais, já que o empregador está excedendo o seu poder de fiscalização ao constranger a funcionária.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). Dessa forma, é importante conversar e avisar a doméstica sobre o assunto. Assim, ela pode assinar um termo, constatando que estava ciente acerca do registro das imagens. Esse documento é importante para que o empregador possa provar que as gravações eram de conhecimento da doméstica, caso ela alegue o contrário no futuro.

Para finalizar, é de suma importância não manter essas imagens guardadas após o fim do vínculo empregatício. Caso nada de ilegal seja constatado, basta apagar os arquivos após a rescisão do contrato.
 

Mantendo tudo em ordem

O vínculo empregatício doméstico possui uma série de pormenores que podem ser bem complicados de gerir sem ajuda. Além de tomar cuidado com as bases legais, é preciso estar atento para atualizar corretamente o eSocial todos os meses com os encargos devidos.

Pensando na melhor forma de ajudar os empregadores, a Conexão Doméstica desenvolveu um plano completo de gestão da empregada doméstica, que passa desde a admissão até a rescisão do contrato de trabalho.

Dessa forma, você tem contato com um consultor exclusivo, que irá acompanhar seu processo, estando disponível também para tirar suas dúvidas no dia a dia. 

Clique aqui e saiba mais!
« Voltar
Categorias